11 janeiro, 2011

"Ahm?" e "Como assim?" são as respostas mais frequentes dos alunos, dizem os professores.

A comunidade escolar da cidade de Pintasilvo do Sul anda preocupada com situação de seus alunos e respectivo comportamento de desordem e falta de atenção. O caso vem ocorrendo na Escola "Estadual Presidente Sem Dedo", voltada para o ensino do 5º ao 9º ano de escolaridade.




Esse problema foi primeiramente levantado pela professora de Ensino Religioso, Míriam  Beata, 43, que ao proferir perguntas aos alunos como por exemplo: "Qual o nome dos irmãos e sobrinhos de Moisés?" e "Maomé quem foi até à montanha ou a montanha foi até Maomé?", obteve reações dos alunos consideradas por ela um tanto quanto desinteressadas. "Ahm? e Como assim? É só o que eles sabem falar? Não é possível que crianças com 10, 12 anos não sabem a resposta para esse tipo de pergunta! A situação está caótica! - Diz Míriam.

O comportamento dos alunos estão sendo analizados a fim de se conhecer a causa  do problema. Segundo  o levantamento das primeiras pesquisas realizadas pelo Instituto EDAIH, há indicios de que a falta de atenção, burrice aguda e espírito de porco manifestados pelos estudantes pode ser causado por um ou mais dos seguintes motivos: reações alérgicas por materiais radiotivos aos quais as crianças são expostas nas abduções por ET's de Varginha que acontecem com frequência; o baixo salário do padre da cidade que vem reivindicando seu aumento desde 2008; o crescente número de uma espécie de caramujos africanos transgênicos que são expert em influenciar as pessoas a serem uma lesma como eles; e o, segundo os especialistas, menos provável motivo, a falta de uma boa leitura e estudos regulares por parte dos alunos.

Mesmo com esses sérios estudos que estão sendo realizados, o professor de piano da cidade, Jerônimo Sério, 68, defende com veemência a sua teoria: "Tenho a convicta certeza de que essa lamentável situação em que se encontra essas crianças, futuro de nossa humanidade, é o resultado da falta de instrução e uma educação regida pelos antigos moldes da sociedade. Aqueles em que se usavam castigos por palmatória, ficarem de joelhos nos grãos de milho, e pior, o uso do 'chapéu de burro'. Na época em que eu lecionava Genética e Evolução dos Organismos Patogênicos tal coisa não acontecia! É lamentável que hoje a juventude se interesse mais por lerem livros sobre Vampiros Frescos, se descabelarem e fazer símbolo de corações com as mãos pra grupos de pseudo-músicos coloridos, acho que se chamam Teletubies, ao invés de se dedicarem à leitura de publicações sobre física quântica ou destinarem o seu tempo para estudarem partituras Beethoven!" - E parece mesmo que os métodos defendidos pelo professor Sério tem dado mesmo certo. Recentemente um de seus alunos foi classificado para as regionais do Duelo Filosófico da Universidade SOCDF.
Foto de Thomaz Johnes ao receber a notícia de que foi classificado para o Duelo Filosófico.
Foto retirada da página de uma rede social de um dos alunos.
Ainda esperançosa e achando tudo isso uma bobagem, a professora de Artes, Greicielly Severa, 46, nos fala de épocas em que, segundo ela as coisas eram mais assustadoras: "Ihhh! Cê num viu é nada! Muito pior era uns dois ou três anos atrás! Foi quando o 'Seu João da venda' abriu uma Lan House na cidade. Aquilo é obra do 'coisa ruim' só pode! A meninada não saia daquele lugar infecto, pecaminoso e sem futuro. Ficavam o dia todo lá jogando um tal de 'Caunti Istraiqui' (Counter Strike). Chegavam aqui na sala de aula e gritavam o tempo um palavriado horroroso dos bonequinhos de lá! Mas até que eu, como uma educadora arrojada e ligada com as novidades e tecnologias do nosso tempo, sempre tento ver o lado bom das coisas: com esse jogo a criançada aprimorou o seu inglês! Um dia fiquei nervosa e perguntei pro Wesverton o que siguinificava cada frase e ele respondeu direitinho: 'Fire in the hole!' é 'Fogo na rola!', 'Enemy Spotted' significa 'Achamo os vagabundo!' e 'Enemy Down' é 'Os vagabundo lambero o chão!'. Isso é maravilhoso! Isso que chamo de inclusão digital! As crianças que antes só sabiam falar 'Uats ior neime?' e 'Dê buqui is on dê teibou', teem agora um inglês muito mais avançado. Na época até aconselhei aos pais que deixassem a mulecada ficar mais na Lan House. Eu disse que eu fiz isso com o meu, o Cleiwson, que na verdade é meu entiado que é filho do João, o João da Venda, e todos ficaram mais seguros e seguiram a minha dica. O João adorou..."

Parece que a maioria dos alunos, alvo de tamanha perseguissão por parte do secretário de educação do município e da diretora da escola por serem, segundo eles, a causa da baixíssima avaliação do IDEB no último ano, parecem não se preocuparem com as acusações de desordem do intelecto escolar:
Sabe cumé véio, eu acho, na minha opinião, que estudá é perca de tempo, mano! Vê só, meu tio que nunca estudô, trabaiava como paiáço cantanu o tempo todo um tal de 'Laurentina, Laurentina! Laurentina de Jesus!' hoje tá muito mió que muita gente, mano! Tá lá pra Brasília, mano! Ele ganhô pra Deputado! Sô fã, mano! - Xenogrates Arruda, 13.
Muro da escola pichada. Segundo Xenogrates, o feito é de sua autoria e o considera uma manifestação justa mano!

Outros como a Sheylla Latoya dizem se sentir humilhados em relação a tudo isso: "Aiii, sabe, tipo assim, juro meu, é chato sabeee... Fica todo mundo querendo perguntar pra gente , tipooo, essas coisas e eu me sinto humilhada, como se eu não fosse inteligente! Tipooo... Eu sei de cabeça todas as músicas da Restart e até umas da Lady Gaga e Ke$ha, e acho meu, que tipo assim, sou muito mais bem informada do que, tipoo, muita gente por aí! Tipo, fico o dia todo no Orkut e msn, converso com gente de, tipooo, vários lugares! É muita falta de sacanagem isso que estão fazendo com a gente! Sério, vou xingar muito no Twitter hoje!" - Sai correndo e chorando com o rosto entre as mãos e diz não querer dar mais entrevistas.

Questionada por nossa equipe a respeito da situação a diretora Celeste Souza, 27, bastante confusa indagou: "Ahm? Como assim?"

Nenhum comentário: